Resenha - Bruto/ Thedy Corrêa



Imagine-se manuseando os cadernos de Thedy Corrêa e deixe-se levar por textos publicados tal qual surgiram- palavras simples, no estado Bruto, sem retoques. Poemas, divagações em horas de insônia e anotações de viagens se misturam com histórias sobre como surgiram as canções do Nenhum de Nós, banda da qual Thedy é vocalista e um dos fundadores. A edição deste livro também foi concebida para ser lida como se fossem anotações de rascunho no estado bruto, tanto pela capa como pelas costuras aparentes.
Olá pessoas, tudo bem?

Bruto é um dos livros mais recentes que li, cedido pela editora Belas Letras. Confesso que não sabia nada sobre o autor, mas gosto tanto de poesias que decidi dá uma chance. Poesia não é um gênero que agrade a todos, afinal, é preciso muita atenção para compreender e entender, mas acompanhe a resenha. 



Antes de mais nada, preciso falar da diagramação. O material da capa é bruto, as costuras são aparentes, contém muitos rabiscos do autor e o próprio título da capa foi escrito por ele, diferente não?

Thedy Corrêa é músico, criador do grupo gaúcho, Nenhum de nós. Alguém conhece? Eu não, contudo após a leitura corri para conhecer as músicas, já que grande parte das letras estão no livro. 




Eu encontrei letras sobre amor, perda, família. Ah, também não posso esquecer das letras que fazem criticas a nossa sociedade. Também são apresentadas as histórias por trás de algumas dessas letras, de como surgiram ou para quem foram escritas.

Uma leitura breve, porém muito prazerosa. As letras são lindas e, muitas vezes, me vi querendo copia-las num post do instagram ou numa publicação do facebook. Meu único lamento é que eu gostaria de ter conhecido o grupo antes para que ao ler as letras, eu pudesse lembrar das canções ou até cantá-las. 




Não sou crítica de poesias, mas considero um dos melhores livros do gênero que li. Além dos belos textos, essa diagramação trouxe uma sensação de intimidade como se, realmente, estivesse manuseando os cadernos do autor. 

Para você que gosta de música e de poesia, ficará encantado com tudo que encontrará neste livro. E você que não tem costume de ler poesias pode ser surpreender. 

Beijos e uma ótima semana!

10 comentários

  1. Oi Esther! Sempre me cobro o fato de ter parado de ler poesias, faz muito tempo que não pego em nada do gênero, mas eu achei a edição bem bacana e os temas abordados tb! Que bom que vc curtiu a leitura!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Olá! Tudo bem?
    Estou começando agora com meu blog.
    Com certeza, bem peculiar a ideia desse livro. Eu adoraria conhecê-lo.
    Já estou te seguindo. Poderia me ajudar e me seguir também?
    Blog Misto Quente

    ResponderExcluir
  3. JÁ QUERO! <3 Tenho várias músicas do Nenhum de Nós na minha playlist, mas como não sei o nome de ninguém da banda, foi uma surpresa saber que o autor desse livro e o vocalista da banda são a mesma pessoa hahaha Achei o livro bem lindo e amei essa ideia de colocar a caligrafia do Thedy junto!

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Acho muito bacana livro de poesias, apesar de não ter costume de ler.
    Gostei da dica, quando tiver uma oportunidade vou conhecer a obra.
    http://diarioelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia,mais achei a proposta bastante interessante.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oie
    Parece ser um livro leve e gostoso de ler, gostei da dica. A diagramação é bem interessante.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Achei interessante e a diagramação é linda, diferente :)

    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir
  8. amei conhecer esse livro! a diagramação é msm incrível!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  9. Oi querida! N sou muito de ler poesias cara, preciso mudar isso!
    Realmente a edição do livro está bem legal *-*
    Vou procurar a banda ;)
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Esther

    Eu já ouvi falar desse grupo, mas acho que nunca escutei nada deles. Achei a edição super diferente, uma boa sacada de quem teve a ideia.
    Eu não curto poesias justamente por ter dificuldade de compreender a mensagem que algumas querem passar, mas fico satisfeita em saber que foi uma leitura válida para você.

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir