Resenha (filme): O mínimo para viver

Uma jovem (Lily Collins) está lidando com um problema que afeta muitos jovens no mundo: a anorexia. Sem perspectivas de se livrar da doença e ter uma vida feliz e saudável, a moça passa os dias sem esperança. Porém, quando ela encontra um médico (Keanu Reeves) não convencional que a desafia a enfrentar sua condição e abraçar a vida, tudo pode mudar.

Olá pessoas, tudo bem?

O mínimo pra viver foi lançado na plataforma da Netflix esse mês e o tema abordado é a anorexia. Uma doença que afeta muitos em nossa sociedade e que merece atenção.



Ellen é uma jovem de 20 anos que está lutando contra a anorexia. Ela já passou por quatro internações e vários tratamentos, que não tiveram um resultado eficaz. Sua família encontra-se muito preocupada e insistem para que ela tente outro tratamento. Mas por mais que Ellen saiba o quanto está doente e, que precisa melhorar, ela não consegue parar e se alimentar.

O novo médico propõe mais uma internação a qual Ellen aceita, mas não por vontade própria. Sua primeira impressão do ambiente é totalmente diferente do que ela imaginava até os próprios pacientes. O intuito desse lugar é que cada um queira melhorar por si próprio e veja que ainda tem uma vida pela frente.



Esse filme foi uma surpresa em muitos aspectos. Primeiro, eu fiquei impressionada com o tanto que a Lily Collins emagreceu para o papel. E também descobri que ela teve anorexia quando era mais jovem então, o preparo para o papel não deve ter sido nada fácil.

Eu nunca tive distúrbios alimentares e, pra mim, é muito difícil compreender a doença. Em certo momento do filme, a irmã da personagem diz: Eu não entendo, pra mim, é só comer. É isso que eu, você, na maioria das vezes, tendemos a pensar, mas o filme mostra o quanto esse problema vai além e que a cura não é nada fácil.



A Ellen é uma personagem com muitos problemas como o pai ausente, a mãe que mora em outra cidade e suas diferenças com a madrasta. Não estou dizendo que esses fatores motivaram a doença, de forma alguma, mas podem ter influenciado na sua forma de ver a vida. A Ellen é bem fechada, séria, mas quando se permitiu fazer amizades isso foi se dissolvendo.

Eu gostei muito muito do filme e achei o final bem condizente, real, apesar de que muitos não gostaram. O filme retratou a vida real, não se pode esperar flores e sorrisos sempre. É uma doença com um tratamento difícil, requer paciência e, principalmente, aceitação.

Bem, se o filme tem gatilhos? Eu creio que não. As cenas, a caracterização dos personagens mostra claramente como a doença pode ser feia, tanto que me senti incomodada, diversas vezes. Então, eu recomendo pra todos e se alguém aqui passa por isso, não desista e peça ajuda...Sua vida vale muito.

Já assistiram? Gostaram?

Beijos!

44 comentários

  1. Não conhecia o filme, mas fiquei mega curiosa para ver! :)
    www.styledays.pt

    ResponderExcluir
  2. Olá Esther!
    Já deixei esse filme na lista do Netflix para assistir. Achei a temática muito boa, acho que precisamos ter esses tipos de alertas para doenças e distúrbios que são muito comuns e quase não se fala. Vi que muita gente não gostou mesmo do final, mas acredito que se por isso mesmo que você citou, o final foi real e nem todos são capazes de lidar com isso.
    Vou assistir e depois conto minhas impressões.
    Adorei o post, beijos!

    Books & Impressions

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raíssa!
      Adorei o seu cometário, concordo completamente.
      Beijos!

      Excluir
  3. Oi Esther! Eu ainda não vi o filme, mas acho o tema bem interessante! Eu tenho uma relação de amor com a comida que não me faz nada bem, no caso dela é o contrário então eu entendo a questão de que não é só comer. Acho esse incomodo que o filme gera ás vezes necessário e depois dessa resenha é claro que irei ver!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mi, tudo bem?
      Agora eu sei que não deve ser nada fácil,me conta depois o que achou. :)
      Beijos!

      Excluir
  4. Não conhecia o filma mais fiquei curiosa para assistir!
    Ótima Resenha.

    Beijos da Kah
    Blog Mundo da Kah
    Canal Blog Mundo da Kah
    Instagram

    ResponderExcluir
  5. Oi, Esther, já tinha visto de passagem um texto sobre esse filme em um blog e confesso que, com sua resenha, fiquei sem palavras. Não sabia que o tema anorexia era o assunto principal do filme. As imagens bem como a atuação da atriz parecem simplesmente chocantes. Fiquei ainda mais atraído e curioso a assistir.

    Excelente resenha, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rob, tudo bem?
      Sim, o filme é um choque de realidade. Vale a pena assistir.
      Beijos!

      Excluir
  6. Que resenha mais linda Esther.
    Eu quero muito assistir o filme porque gosto de temas assim, como anorexia, já que todo mundo pensa que sofro do mesmo por ser tão magra. Some isso ao fato deu adorar o trabalho da Lily. Não sabia que ela tinha emagrecido, achei que fosse efeito do computador, então já estou muito impressionada com tudo.
    Eu acho que as pessoas devem sim ver filmes do tipo para poderem tentar entender melhor e saberem lidar com a situação.
    Beijo!
    http://www.leitoraencantada.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Miriã, tudo bem?
      Sim, entendo. Eu também sou bem magra e as pessoas já opinaram coisa parecida...Enfim, é um filme que traz muita reflexão, espero que goste.
      Beijos!

      Excluir
  7. Ameo a dica, no dia que saiu eu comecei a assistir só que acabei dormindo de cansada e esqueci de voltar pra ver.
    Os distúrbios alimentares ainda são muito incompreendidos
    Beijos
    Lolamantovani.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tay!
      Tem que continuar assistindo, rs.
      São mesmo e por isso esse filme é tão importante.
      Beijos!

      Excluir
  8. Oi, Esther

    Eu assisti ao filme no domingo e adorei. Realmente muita gente não curtiu o final, mas eu achri ele bem real. Até já esbocei minha crítica e em breve vou postar lá no blog também.

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tamires!
      Que legal, vou gostar de saber mais da sua opinião.
      Beijos!

      Excluir
  9. Já coloquei na minha lista, mas ainda não assisti. Estou ouvindo comentários bem positivos..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  10. Uau, não conhecia esse filme. Pareceu-me bem interessante e intenso. Gostei demais da sua resenha. Infelizmente, nossa sociedade obcecada com um padrão impossível à pluralidade de corpos acaba adoecendo muitas pessoas, por pressioná-las a atingir esses padrões, distorcendo a visão que elas têm de si mesmas. A bulimia e a anorexia são problemas bem mais comuns do que, muitas vezes, podemos supor...
    Valeu pela dica! Parece mesmo um excelente filme.
    Beijos!
    https://teofilotostes.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Teofilo!
      Sim, é um filme que traz muita reflexão. Recomendo! :)

      Excluir
  11. Olá, tudo bem?
    Quando vi que o filme seria lançado, fui logo ver o trailer e admito que fiquei um pouco temerosa. Assim como 13W, o filme escancara um tema MUITO importante e subexplorado na nossa sociedade, então eu acho ÓTIMO que tenha tanta visibilidade. Porém, discordo de você quanto à parte de gatilhos. Nunca passei por uma situação dessas, mas, imagino que, se tivesse passado, seria horrível ver tamanha propaganda. Ainda assim, o bom é que o filme mostra, também, quão horrível a vida pode se tornar caso nos entregássemos a distúrbios como esse, né? De fato, não é meu lugar de fala, então não sei ao certo se foi bom ou ruim. De qualquer jeito, estou bem ansiosa para assistir!

    prateleiradevidro.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Giovanna!
      Entendo sua opinião. Entretanto, creio que qualquer filme com um tema assim pode afetar quem passa por isso, então as pessoas precisam ter cuidado ao assistir.
      Beijos!

      Excluir
  12. Assisti essa semana. Confesso que esperava um pouco mais.

    https://juliamodelodemodelo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Julia!
      Confesso que eu não tinha expectativas, então gostei bastante. :(
      Beijos!

      Excluir
  13. OOOOOOI

    já é a segunda resenha sobre o filme que vejo aqui na blogosfera e minha vontade de assistir só aumenta!
    quando eu vi a foto da Lily, eu não a reconheci de jeito nenhum! Isso que é se jogar num papel e mergulhar de cabeça. Sério, quero muito ver!

    beijo
    www.beinghellz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Sim, eu até pensei que fosse dublê... Que bom que gostou da indicação.
      Beijos!

      Excluir
  14. ola tudo bom? Nossa adorei a resenha desse filme, anorexia é uma doença que anda crescendo demais mesmo hoje na sociedade então deve ser muito discutido eu ja tive anorexia mas foi um começo só quando percebi que meus sintomas estavam iguais eu decidi parar por mim mesma e graças a Deus consegui sair dessa gostei muito do filme, vou ver se consigo assisti-lo.

    -Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Stheffany!
      Fico feliz que tenha superado! Me conta depois o que achou. :)
      Beijos!

      Excluir
  15. eu assisti esse filme e gostei mt, é bem forte, acho que retratou bem a realidade de quem tem a doença

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  16. Olá! Tudo bom?
    Vi bastante propaganda desse filme, e dei uma lida na sinopse pelo netflix, estou louca para ler mas ainda ão tive tempo. Adorei sua resenha demostrou bem sobre o que tratar-se no filme.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia,vou anotar para assistir depois.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi Esther,
    Ah, imagino que deve incomodar em várias cenas mesmo, o assunto é forte. A Lily parece estar ótima no papel também e coitada, imagino a dor dela em viver isso. Ótima review.

    tenha uma ótima segunda :D
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nana!
      Sim , não deve ter sido nada fácil. :(
      Obrigada!
      Beijos!

      Excluir
  19. já li tantas resenhas desse filme que a ansiedade tá grande pra assistir, parece ser muito bom!!
    beijos beijos
    http://www.barbarameyer.com.br
    ps: me segue lá no insta @bameyer :*

    ResponderExcluir
  20. Oie
    O assunto abordado neste filme me deixa curiosa, tenho visto muitas resenhas sobre ele, pretendo logo assistir.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nessa!
      Eu gostei muito do assunto abordado, acho que todos precisam conhecer um pouco mais dessa doença.
      Beijos!

      Excluir
  21. Olá! Tudo bem?
    Anorexia é um tema muito forte! Eu gostei da dica,
    sendo sincero. Se no fim de semana eu tiver um tempo
    livre vou assistir. :)
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel!
      Que bom que gostou! Depois me conta o que achou. :)

      Excluir