Resenha: Confissões/Kanae Minato

O mundo da professora Yūko Moriguchi girava em torno da pequena Manami, uma garotinha de 4 anos apaixonada por coelhinhos. Agora, após um terrível acontecimento que tirou a vida de sua filha, Moriguchi decide pedir demissão. Antes, porém, ela tem uma última lição para seus pupilos. A professora revela que sua filha não foi vítima de um acidente, como se pensava: dois alunos são os culpados. Sua aula derradeira irá desencadear uma trama diabólica de vingança. Narrado em vozes alternadas e com reviravoltas inesperadas, Confissões explora os limites da punição, misturando suspense, drama, desespero e violência de forma honesta e brutal, culminando num confronto angustiante entre professora e aluno que irá colocar os ocupantes de uma escola inteira em perigo.

Olá pessoas, tudo bem?

Eu não tenho costume de ler thrillers, mas uma vez ou outra, aparece uma leitura muito instigante. Confissões é um livro de uma autora japonesa que chama atenção apenas pela capa. A frase: "Seus alunos mataram sua filha. Agora ela quer se vingar" é impactante não? E levanta muitas duvidas, afinal, os alunos são mesmo assassinos? E a vingança deu certo?

Yuko perdeu a sua única filha em um afogamento. Bem, todos pensam que foi isso, mas a verdade não é bem assim. Ela descobriu que dois dos seus alunos mataram a inocente Manami e como são jovens, sabe que a justiça não será muito eficiente. Então, ela decide se vingar. Mas antes, ela quer que todos da sala saibam o que realmente aconteceu e assim começa o primeiro capítulo.
"Não estou sendo nobre ao manter a identidade de A e B em segredo. Não contei para a policia porque não acredito que a lei os possa punir."
O livro tem apenas 6 capítulos e 176 páginas, é uma leitura bem rápida. Cada capítulo é narrado por um personagem diferente, da sua visão desse trágico acontecimento. A cada página, uma surpresa e a cada fim de capítulo, uma revelação. Mas não se enganem, o maior "tcham" do livro acontece nas páginas finais.

A minha leitura foi bem fluída, a história tem uma narrativa bem envolvente, apesar de que achei o primeiro capítulo meio parado, pois é apenas o discurso da professora para os seus alunos. Mas, não desistam! Um ponto negativo foi os nomes em japoneses, eu não conseguia lembrar muito bem quem era quem. Entretanto, com o decorrer da história, fui me acostumando.

Sei que em quase todo livro, queremos encontrar alguém para torcer, alguém que seja bom. Já aviso de antemão, ninguém nesse livro é bom. Todos são maus. Contudo gostei da construção de cada personagem, alguns tem uma personalidade bem perturbadora. 
"Os seres humanos têm uma necessidade fundamental de espaço físico e emocional, e o desejo de extinguir a vida do outro pode surgir quando os limites desse espaço são violados."
Sei que muitos podem não concordar com a vingança da professora, mas como eu disse, era a sua unica filha. Uma coisa justifica a outra? Não. A atitude dela foi perversa, mas ao mesmo tempo, foi certo para ela. Eu li esse livro por causa da recomendação de uma amiga e agora indico a todos vocês. Não foi o melhor livro que li, afinal, esse não é o meu estilo de leitura favorita, mas valeu cada segundo.

Beijos!

8 comentários

  1. Oiii Esther

    Eu ando curtindo muito livros desse gênero, gerlamente me prendem e quero ir até o final pra descobrir tudo. Esse tem uma história bem diferente, do tipo que te faz refletir, já que não há heróis totalmente. A professora estava errada, os outros também. É uma história de vinganca, onde é sempre complicadissimo julgar. Acho uam leitura bem válida, pra mudar um pouco e sair da rotina. Fica na lista com certeza.

    Beijos

    De repente, no último livro

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol!
    A premissa é realmente interessante!
    É um gênero q eu curto, mas não seria uma leitura urgente pra mim no momento, apesar de ter ficado curiosa XD
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Gostei da história, é diferente, fiquei muito curiosa pra ler.

    ResponderExcluir
  4. Posso dizer que fiquei bem curiosas e um pouco assustada, mas de fato esse livro chama a atenção

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Rudo bem?
    O que mais me chamou a atenção foi o tema, que é bem forte.
    Fiquei animado para ler.
    Obrigado pela dica!

    ResponderExcluir
  6. Oiie,
    Eita! a história me deixou curiosa mas não sou muito boa pra esse tipo de livro kkkkkk, assustada ficaria de fato mas o livro chama bastante a nossa atenção kkkkk.

    ResponderExcluir
  7. Gente que enredo interessante! 😲😨 Esse tipo de história costuma me prender. Geralmente só largo depois que chego ao último capítulo. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir