Resenha - Meu coração e outros buracos negros/ Jasmine Warga

Um tema amargo, mas necessário. Em Meu coração e outros buracos negros, a estreante Jasmine Warga apresenta aos leitores um romance adolescente que aborda, de forma aberta, honesta e emocionante, o suicídio. Aysel, a protagonista, enfrenta problemas com a família e os colegas de escola, como tantos jovens por aí, e, aos 16 anos, planeja acabar com a própria vida. Mas quando ela conhece Roman num site de suicídio, em busca de um cúmplice que a ajude a planejar a própria morte, num pacto desesperado, a vida dos dois literalmente vira de cabeça para baixo. Aos poucos, Aysel percebe que seu coração ainda é capaz de bater alegremente. E ela precisará lutar por sua vida, pela vida de Roman e pelo amor que os une, antes que seja tarde.
Olá pessoas, tudo bem?

Meu coração e outros buracos negros é um livro que estava na minha lista faz tempo. Sei que a premissa não tem nada muito impressionante, mas essa capa e esse título me conquistaram totalmente. Ultimamente, muito tem se falado sobre suicídio, e isso é muito bom, mas não pense que essa história seja igual as outras.

Aysel é uma adolescente que não vê mais sentido em viver. No passado, seu pai fez algo horrível, e isso a desestabilizou totalmente. Ela não consegue seguir em frente e tem medo de se tornar um ser humano ruim como o pai. Mas, ela não tem coragem pra acabar com tudo, e decide procurar um parceiro de suicídio.  

Então, ela encontra o Roman, que não é nada como ela imaginava. Ele é bonito, popular e ela não consegue entender porque ele quer morrer. Mas Aysel percebe que aqueles lindos olhos escondem segredos e que no fundo, são tristes, como os dela.

“O problema do suicídio, que a maioria das pessoas não percebe, é ser algo realmente difícil de concretizar. Eu sei, eu sei. As pessoas sempre ficam de mimimi dizendo que “o suicídio é uma saída covarde”. E acho que é mesmo… quer dizer, estou desistindo, me rendendo. Fugindo do buraco negro que é meu futuro, me impedindo de crescer e virar a pessoa que tenho pavor de me tornar. Mas o fato de ser uma saída covarde não garante que vá ser fácil.”

Essa história tem algo totalmente novo... "suicídio em dupla". Eu, sinceramente, não sei se isso existe, mas foi o que encontrei aqui. 

A Aysel, é uma menina complicada. Ela foi obrigada a morar com a mãe e a meia-irmã, que ao seu ver, a odeiam. Mas eu não vi nada disso, entendi que a familia só estava querendo ajudar.  Enfim... O Roman, é aquele personagem que quando descobri o motivo que o levara aquela situação, me fez sofrer. Consegui entender o motivo da sua tristeza e não tinha certeza, se algum dia, ele se recuperaria.
"Qual é o sentido de acordar todas as manhãs se seu coração parece um buraco negro cada vez maior?"
Os dois planejaram a forma e a data do suicídio. Mas  a Aysel começou a duvidar, a questionar... Morrer era a única opção? Porque um não poderia curar, ajudar o outro? Aqui está a parte que mais gostei. Nesse livro, a autora consegue mostrar que suicídio não é a única alternativa. 
"E, desta vez, sinto minha mão. Sinto tudo. E quero continuar sentindo. Mesmo as coisas dolorosas, horrendas, terríveis. Porque sentir essas coisas é o que nos faz saber que estamos vivos".
Apesar de tratar um assunto sério, a narrativa é bem leve, nem um pouco cansativa. Mesmo assim, me deixou com o coração na mão e lágrimas nos olhos. Não foi o melhor livro que li, faltaram alguns detalhes, mas recomendo. 

Beijos e uma ótima semana!

33 comentários


  1. Olá Esther ♥
    Que resenha maravilhosa, esse livro está na minha lista de leitura e cada resenha que leio dele só faz minha curiosidade aumentar :)
    Com a sua não foi diferente, quero muito saber o que aconteceu com eles para que pensassem em suicídio e tudo mais.
    Espero poder ler em breve :)
    ótimo domingo
    bjo

    Tati C.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tatiane, tudo bem?
      Sim! Difícil não ficar curiosa né? Espero que goste, assim como eu.
      Beijos!

      Excluir
  2. Olá!
    Sabe que esse livro também tem estado na minha lista de espera já há algum tempo? Desde que vi a resenha dele noutro blog e me apaixonei imediatamente, inclusive pela capa que achei linda. Acredito que me vou identificar muito com a história, embora nunca tenha passado por algo tão dramático, então continuo cheia de vontade de ler!
    Obrigada pela ótima resenha. Beijos

    Pseudo Psicologia Barata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bea!
      Também nunca passei por algo do tipo, mas essas histórias sempre me tocam, emocionam e com essa não foi diferente.
      Beijos!

      Excluir
  3. Olá, eu quero muito esse livro, gostei muito da forma que falou sobre ele e resenhou, confesso que deixou mais ansioso em adquiri-lo, o que é maldade kkkkk, ótima resenha um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo, tudo bem?
      Hahaha, mas essa É a intenção, que você leia. Espero que goste! :)

      Excluir
  4. Ai, pior que gostei bastante da premissa do livro hahaha fiquei apaixonada pela capa e encantada com o título, mas essa temática super me deixa atenta. Tanto por envolver suicídio, quanto amor rsrs. Achei bacana ser uma leitura leve para as pessoas que as vezes tem pensamentos assim pode ser útil =\. Fiquei curiosa com os segredos do Roman rs apesar de não ser perfeito, quero ler! Vou procurar. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daiana!
      É um livro bem interessante e me fez refletir bastante. Super indico.
      Beijos!

      Excluir
  5. Nunca tinha ouvido falar desse livro , mais o titulo me chamou muito atenção e apos sua resenha não posso deixar de ler rsrsrs...

    E só mais uma obs , existi sim o "suicidio em dupla" ...
    Bjos e até a proxima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Sério? Eu realmente, não sabia.
      Espero que goste.
      Beijos!

      Excluir
  6. Oi Esther, uma vez vi um anime com suicídio coletivo é tenso. Não conhecia o livro, mas achei interessante o tema e é bom saber que apesar disso a narrativa não é pesada, geralmente tenho muito dificuldade quando é assim.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mi!
      Nossa, deve ter sido mesmo. :(
      Sim, pode ler. Espero que goste.
      Beijos!

      Excluir
  7. Oi, eu não conhecia o livro mais adorei como você apresentou esse com certeza foi para minha lista de desejados rsrs
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  8. A narrativa d livro é bastante complexa e delicada. Suicídio é a fuga de algo que não vai bem, que para alguns é a melhor alternativa. Na verdade é um tema bastante tenso, delicado e de muita reflexão.
    Vidrinhos & Feminices
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anne!
      Sim! Por isso é importante termos tantos livros no momento abordando esse assunto.
      Beijos!

      Excluir
  9. Olá, tudo bem? Já faz algum tempo que tenho esse livro, mas ainda não li ele... Adorei sua resenha e fiquei curiosa para realizar a leitura. Valeu pela dica!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  10. Fiquei curiosa com o enredo da historia
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  11. Oi
    que bom que gostou da leitura e achou ela leve, já li umas resenhas mas foram poucas quase nem falam dele e a leitura parece ser legal.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Denise!
      Acho que esse livro deveria ter sido mais divulgado, enfim...Espero que goste.
      Beijos!

      Excluir
  12. Gostei muito da resenha e fiquei com vontade de ler principalmente com as frases que vc selecionou. Todas elas eu anotaria no meu caderninho! <3

    Beijoo!
    www.vitaminatrendy.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Au!
      Que bom que você gostou! Me conta depois o que achou do livro, rs.
      Beijos!

      Excluir
  13. Oi Esther,
    Não tinha lido nenhuma resenha sobre esse livro ainda!
    Achei a proposta do suicídio duplo angustiante, mas interessante. Triste que os dois tenham esse sentimento, mas fiquei com muita vontade de ler, compreendê-los e torcer para um final feliz. Ótima resenha!

    tenha uma ótima semana :D
    Nana - Canto Cultzíneo / Novo Twitter

    ResponderExcluir
  14. Apesar de você ter dito que não tem nada demais na premissa, só de ler, já gostei e me interessei pelo livro. Ótima dica!

    http://www.juliechagas.com

    ResponderExcluir
  15. Oie
    Não conhecia este livro, acho que este tema bem forte, mas vejo que aqui o final será outro, espero. Fiquei curiosa para saber como termina, gostei deste enredo.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nessa!
      Sim! O final é bem surpreendente, vale a pena.
      Beijos!

      Excluir
  16. Aí já quero ler. Eu tinha visto esse livro rolando por aí mas nunca tinha lido resenha sobre ele.
    Eu gosto desses temas chocantes e fortes. E gosto de final triste tbm. Amo um drama. Rs. Então fiquei mais curiosa ainda para ler.

    Literatura Estrangeira

    ResponderExcluir
  17. Oiee!!
    Não conhecia o livro, e achei bem interessante. É um tema um tanto pesado, sim, mas que está em bastante evidência e não é pra menos, acontece e não adianta fingir que não. Parabéns pela resenha

    ResponderExcluir